top of page

O Campeonato FIFe

Para entendermos as etapas do campeonato FIFé, é preciso antes conhecermos o que são Categorias, Classes e Grupos. 

CATEGORIAS (divisão de raças)
 
A FIFe reconhece 43 raças que são divididas em 5 categorias:

  • CATEGORIA 1: Persa, exótico, ragdoll, sagrado da Birmânia.

  • CATEGORIA 2: Raças de pelo semi-longo. Ex: Maine Coon, norueguês, siberiano.

  • CATEGORIA 3: Raças de pelo curto. Ex: Bengal, British, mau egípcio.

  • CATEGORIA 4: Raças orientais e sem pelo. Ex: siamês, oriental shorthair, sphynx.

  • CATEGORIA 5: Domésticos (sem raça definida)

 
Para conhecer todas as raças e saber á qual categoria elas pertencem, consulte o link abaixo:
http://fifeweb.org/wp/breeds/breeds_prf_stn.php
 
GRUPOS (cor, variedade)
 
Cada raça possui uma divisão de grupo por cor, que chamamos também de Variedades. Estes grupos possuem números de identificação de acordo com a regra da raça. Na exposição, caso hajam 3 ou mais gatos do mesmo grupo e mesma raça, o juiz poderá selecionar o gato que melhor representa este grupo e premiá-lo com o prêmio BEST IN VARIETY (BIV) – Melhor da Variedade.

Para conhecer os grupos de cada raça, visite a página referente á ela no site da FIFé.
http://fifeweb.org/wp/breeds/breeds_prf_stn.php

 
CLASSES
 
O campeonato no sistema FIFé é dividido em etapas. O gato compete como filhote até os 10 meses de idade e depois entra em sua fase considerada “adulto”. A estas etapas damos o nome de Classes. Para cumprir estas etapas, o gato deverá conquistar certificados nas exposições, onde irá competir com gatos de sua mesma classe*. As classes são divididas da seguinte forma::
                                                                            

  • filhotes de 4-8 meses incompletos

  • filhotes de 8-12 meses incompletos

  • machos inteiros

  • fêmeas inteiras

  • machos castrados

  • fêmeas castradas

 
CLASSE 12 – FILHOTES DE 4 a 8 MESES INCOMPLETOS
Nesta etapa, o filhote disputará o prêmio de excelência com outros filhotes do seu mesmo grupo e na mesma faixa etária.

 
CLASSE 11 – FILHOTES DE 8 a 10 MESES INCOMPLETOS
Nesta etapa, o filhote disputará o prêmio de excelência com outros filhotes do seu mesmo grupo e na mesma faixa etária.

 
CLASSE 9 ou 10 – CAMPEÃO (CH) ou PREMIER (PR)
Ao completar 12 meses de idade, o gato já disputará seu primeiro certificado na exposição. Para ser campeão, ele precisa conquistar 3 CAC (Certificado de Aptidão á Campeão) de 3 juízes diferentes. Disputará este certificado com outros gatos da mesma raça, classe (sexo) e grupo (cor). Para castrados, o nome do certificado é CAP (Certificado de Aptidão á Premier).

 
CLASSE 7 ou 8 – CAMPEÃO INTERNACIONAL (IC) ou PREMIER INTERNACIONAL (IP)
Após conquistar o título de Campeão (CH), o gato começará sua disputa rumo ao Campeonato Internacional (IC). Para isso, deverá conquistar 3 CACIB (Certificado de Aptidão á Campeão Internacional) de 3 juízes diferentes. Disputará este certificado com outros gatos da mesma raça, classe (sexo) e grupo (cor). Para castrados, o nome do certificado é CAPIB (Certificado de Aptidão á Premier Internacional).

 
CLASSE 5 ou 6 – GRANDE CAMPEÃO INTERNACIONAL (GIC) ou GRANDE PREMIERINTERNACIONAL (GIP)
Após conquistar o título de Campeão Internacional (IC), o gato começará sua disputa rumo ao Grande Campeonato Internacional (GIC). Para isso, deverá conquistar 6 CAGCIB (Certificado de Aptidão á Grande Campeão Internacional) de 4 juízes diferentes. Disputará este certificado com outros gatos da mesma raça, classe (sexo) e grupo (cor). Para castrados, o nome do certificado é CAGPIB (Certificado de Aptidão á Grande Premier Internacional).

 
CLASSE 3 OU 4 – SUPREMO CAMPEÃO (SC) ou SUPREMO PREMIER (SP)
Após conquistar o título de Grande Campeão Internacional (GIC), o gato começará sua disputa rumo ao Campeonato Supremo (SC). Para isso, deverá conquistar 9 CACS (Certificado de Aptidão ao Campeonato Supremo) de 5 juízes diferentes. Disputará este certificado com outros gatos da mesma raça, classe (sexo) e grupo (cor). Para castrados, o nome do certificado é CAPS (Certificado de Aptidão á Supremo Premier).
 
CLASSE 1 OU 2 – PRÊMIO DE HONRA
Após terminar o campeonato e se formar como Supremo Campeão (SC), o gato participará das exposições em posição de destaque e receberá o certificado HP (Prêmio de Honra).

 
TÍTULOS ESPECIAIS
 
São títulos de honra concedidos pela FIFé. São eles:
 
JUNIOR WINNER (JW)
Concedido á gatos que conquistam 3 Best in Show (BIS) no período em que estiverem nas classes 11 e 12, ou seja, filhotes de 4 a 10 meses.

 
DISTINGUISHED SHOW MERIT (DSM)
Concedido aos gatos que conquistam 10 BIS em sua fase adulta, num período mínimo de 2 anos.

 
DISTINGUISHED VARIETY MERIT (DVM)
Concedido aos gatos que conquistam 10 Best in Variety  (BIV), num período mínimo de 2 anos.

 
DISTINGUISHED MERIT (DM)
Concedido aos gatos que possuem filhotes com títulos IC/IP ou maior. Mínimo de 5 filhotes para as fêmeas e 10 para os machos.

 
NATIONAL WINNER (NW)
Concedido aos gatos mais bem pontuados no ranking nacional FFB, de acordo com a regra desta federação.

 
WORLD WINNER (WW)
Concedido aos gatos que conquistarem o Best in Show no campeonato mundial da FIFé (World Winner Cat Show), realizado anualmente.

 
AMERICAN WINNER (AW)
Concedido aos gatos que conquistarem o Best in Show no campeonato americano da FIFé (American Winner Cat Show), realizado anualmente nas Américas.
 
BALTIC WINNER (BW)
Concedido aos gatos que conquistarem o Best in Show no campeonato báltico da FIFé (Baltic Winner Cat Show), realizado anualmente na região dos países Bálticos.
 
MEDITERRANEAN WINNER (MW)
Concedido aos gatos que conquistarem o Best in Show no campeonato mediterrâneo da FIFé (Mediterranen Winner Cat Show), realizado anualmente nos países europeus banhados pelo mediterrâneo.
 
NORTH SEA WINNER (NSW)
Concedido aos gatos que conquistarem o Best in Show no campeonato báltico da FIFé (North Sea Winner Cat Show), realizado anualmente em alguns países banhados pelo mar do norte.
 
SCANDINAVIAN WINNER (SW)
Concedido aos gatos que conquistarem o Best in Show no campeonato escandinavo da FIFé (Scandinavian Winner Cat Show), realizado anualmente na Escandinávia.

 
Obs.: A cada conquista, o expositor deverá homologar o título junto ao seu clube, para que este seja adicionado ao sistema de pedigrees e um diploma seja emitido.
 
Adaptado de Clube Brasileiro do Gato

bottom of page